calça jeans Iodice
jeans Calvin
Iodice Masculina
por Ana Beatriz Mauro
Peça queridinha faz aniversário e, mais de um século depois de sua criação, continua atual
Você sabia que neste dia 20 de maio celebra-se o aniversário da calça jeans? A peça preferida de grande parte da população faz 138 anos. A data foi escolhida porque foi o dia em que foi liberada a patente da calça. Muita coisa aconteceu antes de seu modelo preferido chegar ao armário.
A história da calça jeans começa há cerca de um século, quando o imigrante alemão Levi Strauss e Jacob Davis, decidiram criar uma roupa resistente para os trabalhadores das minas americanas a partir da lona de era usada na cobertura de barracas. No auge da corrida do ouro, o que os homens menos queriam era uma calça que não estragasse com facilidade e tivesse grande durabilidade. Strauss confeccionou duas ou três peças reforçadas com o tecido e disponibilizou-as aos mineradores. Jacobs sugeriu que as costuras das calças fossem reforçadas com rebites. O sucesso foi estrondoso e os dois patentearam a novidade. No dia 20 de maio de 1873 foi concedido o United States Patent no. 139121, a patente da calça que, sem nenhuma modéstia, mudaria o mundo da moda.
Para comemorar: As calças jeans preferidas do pessoal aqui do Bolsa de Mulher!
Em 1890 a Levi's lançou seu modelo mais famoso e, ainda hoje, atual: a calça 501. Os trabalhadores adotaram os jeans para o uniforme de trabalho mas foi só no século XX que ele passou a ser mais popular. Foi na década de 1940 que as calças de brim índigo blue passaram a ser chamadas de jeans. Foram os jovens da época que ajudaram a disseminar a moda, de carona na rebeldia de James Dean e Marlon Brando, passando longe da "caretice" da época. Logo, logo, o jeans virou uniforme. Boca de sino na década de 1970, baggy na década de 1980, ele continua se reinventando, mais atual do que nunca. O antigo modelo 501, da Levi's, ainda é vendido e foi ele que inspirou o estilista Calvin Klein a criar sua marca. Brooke Shields era sua garota-propaganda e declarava que entre ela e seu jeans não havia mais nada. Sensual, provocante e moderno.
Enquanto lá fora a produção era de marcas como Lee, Wrangler e a pioneira Levi's, no Brasil a São Paulo Alpargatas trouxe as calças de brim. Hoje, o jeans é sinônimo de modernidade e praticidade, curinga no guarda-roupas, também tem seu espaço no mercado de luxo. Jeans vai bem com tudo e cabe em todos os tipos de orçamento! Pense em quantos jeans você tem no armário. É impossível viver sem, não é?
SM
Nenhum comentário:
Postar um comentário